Cadeado Pado
Cadeado Pado – Os cadeados, também chamados de aloquetes (nomenclatura mais comum em Portugal), é um objeto conhecido por prender um elemento a outro. Tal característica possibilita o cadeado de impedir a retirada de algo do lugar ou a abertura de um portão, janela, e qualquer outro elemento de vedação.
Para cada cadeado possui-se uma chave própria, onde apenas esta pode abri-lo. Tais objetos contam com diferentes formas e tamanhos, possibilitando o trancamento de coisas variadas, como portões, janelas, malas, correntes, dentre outros. Alguns cadeados também são abertos por senhas.
Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, alguns desses objetos são abertos por senhas digitais ou até mesmo cartões magnéticos. Em seu significado mais puro, um é um objeto conhecido como “fechadura portátil”, ou seja, pode trancar diferentes objetos e ser levado consigo, devido à praticidade oferecida.
A etimologia do termo vem do latim “Catenatus”, que em tradução livre significa “corrente”.
História da Pado
Uma das maiores fabricantes e distribuidoras de cadeados no Brasil é a Pado. A empresa foi fundada em 1936 na cidade de São Paulo pelo italiano erradicado no Brasil Joaquim Paioletti. No entanto, nessa época, fabricavam apenas arreios e estribos para cavalos.
Anos mais tarde Paioletti se associou ao alemão Dorner. Tal junção foi responsável por dar nome à empresa, já que PADO é, nada mais, do que a soma das duas primeiras sílabas do nome de cada um dos sócios da empresa.
A PADO não tinha o grande protagonismo que possui hoje até o ano de 1998, quando a empresa adquiriu novo comando acionário e moveu a sua sede para a cidade de Campé, no Paraná. Atualmente, a empresa, entre fechaduras, cadeados, dobradiças e chaves, produz mais de 20 milhões de produtos anualmente, cada um com segredos diferentes entre si.
A companhia é um exemplo no cenário nacional no quesito de preocupação com seus funcionários. Possui centros de reabilitações, os quais ajudam indivíduos com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), problemas auditivos causados pelo barulho alto e constante, fisioterapeutas, psicólogos, academias, dentre outros. Em 2008, criou, juntamente com o SENAI, a Escola Profissionalizante Erich & Nina Gardemann, com o objetivo de fornecer para jovens cursos profissionalizantes na área de atuação da empresa. Essa iniciativa foi reconhecida pelo Prêmio Top Anamaco, na categoria de Responsabilidade Social.
Depois de 80 anos de atuação no ramo, a PADO é, atualmente, uma das referências na fabricação de produtos para segurança, doméstica e de estabelecimentos comerciais.