Cadeano Papaiz
Cadeado Papaiz – A segurança é uma das prioridades na vida de várias pessoas. Sentir-se seguro significa não ter a preocupação de que nada possa te prejudicar ou ser tomado de você, e é uma das necessidades básicas de todos os cidadãos. Ao falar de segurança, o primeiro objeto a vir na cabeça da maioria das pessoas é o cadeado, e uma referência nesse mercado é o cadeado Papaiz.
A história do Cadeado
O cadeado é um objeto de segurança conhecido por ter a propriedade de trancar qualquer elemento e poder ser liberado apenas com a chave ou segredo designado para este. Atualmente, existem cadeados de diferentes tipos e diferentes tecnologias, onde alguns possuem segredo, e outros são abertos com chaves.
O objeto, em sua mais simples formação, conta com entraves que são colocados de forma a prender o arco de aço em um gancho interno, devido à cavidade em uma das extremidades desse arco. Com a chave, é possível girar esse gancho, fazendo com que o objeto se abra.
Há relatos de que os primeiros cadeados inventados possuíam estrutura bastante similar, e foram inventados na China, cultura também responsável por inventar a chave. Contudo, objetos similares foram encontrados no Egito antigo, onde eram usados para proteger as riquezas da nobreza ou mesmo as tumbas, onde os corpos eram enterrados com todas as suas riquezas, a fim de aproveita-las na vida após a morte. Os ladrões eram comuns nessa época, tendo em vista que algumas facções eram reconhecidas pelo governo como oficiais. De lá para cá, várias mudanças e inovações tecnológicas que aconteceram em todo o mundo foram refletidas também na segurança, e daí nos cadeados. Alguns atuais possuem dispositivos muito avançados e tecnológicos que propiciam maior segurança para que a deseje.
História da Papaiz
Uma das referências em fabricação e distribuição de cadeados no Brasil é a Papaiz, que também está no ramo de chaves e fechaduras. O slogan da marca é condizente com seu sucesso “O seu mundo bem guardado”. A história dessa grande companhia começou com o italiano erradicado no Brasil Luigi Papaiz. Ainda na Europa, em 1947, o fundador frequentou um curso técnico industrial que impulsionou a fabricação de válvulas de pressão para gases líquidos, primeiro produto desenvolvido pelo empresário. Contudo, muito pelos reflexos da Segunda Guerra Mundial, as condições não eram favoráveis ao desenvolvimento de seu negócio, o que ocasionou sua erradicação para o Brasil em 1952.
A primeira atividade de Papaiz nas terras tupiniquins foi o desenvolvimento de fechaduras para a indústria de móveis. Em 1967 a empresa começou a fabricar cadeados, os quais acabariam por se tornar seu produto principal. Na década de 70 passou a produzir as fechaduras residenciais, com destaque para o pioneiro (no Brasil) do desenvolvimento de tetra-chaves. O ano de 1982 foi marcado pela inauguração de uma grande instalação industrial da empresa situada na cidade de Diadema, em São Paulo.
Em 2000 foi criada uma sede também em Salvador, Bahia, responsável pela fabricação de cadeados. Foi a percursora na produção de cadeados personalizados, proporcionando melhor aparência e mais atratividade aos consumidores, como a linha Collezione, com estampas florais feitas pela designer Adriana Barra.
Atualmente tem os cadeados como produtos principais. As versões tradicionais, a para ambientes corrosivos, a versão de futebol (seleção brasileira e outros 8 times brasileiros), a versão Bike (especial para bicicletas e em cinco cores).