Fechadura multiponto Papaiz
As mais antigas fechaduras de portas preservadas que já encontramos pertenciam aos antigos egípcios e datam de pelo menos 2000 a.C. Acredita-se, mas não está provado, que existiam antes disso.
O que separa a fechadura egípcia das invenções posteriores é o fato de que a coisa toda foi feita de madeira, inclusive a chave. A primeira fechadura egípcia compreendia um ferrolho de madeira que prendia uma porta, com uma ranhura com vários orifícios na sua superfície superior. Um dispositivo preso à porta continha pinos de madeira que caíam nos furos e prendiam o ferrolho. A chave, também de madeira, era um grande objeto em forma de escova de dentes, cujas “cerdas” eram, na verdade, estacas que combinavam com os buracos e alfinetes na fechadura.
Para abrir a porta, ela seria inserida no buraco da fechadura localizado abaixo dos pinos e levantada, levantando os pinos e permitindo que o parafuso fosse deslizado para fora.
Na verdade, a ideia básica de um cadeado ainda é o tipo mais comum usado atualmente. Havia uma pequena diferença entre suas chaves e as nossas: elas tinham quase um pé de comprimento, o que tornava muito mais difícil para os possíveis ladrões escolherem as fechaduras.
Acredita-se que os egípcios projetaram essas fechaduras complexas como forma de guardar itens valiosos ou lugares de importância religiosa. Um simples trinco ou parafuso normalmente era suficiente, mas esse novo sistema permitia que os locais fossem isolados, tornando os guardas de segurança reais desnecessários. Além disso, a porta só podia ser trancada (ou destrancada) pelo lado de fora, e um parafuso era usado para fazer o travamento real.
Fechaduras e chaves são mencionadas no Antigo Testamento e eram usadas pelos antigos gregos, embora de forma diferente e menos segura do que suas contrapartes egípcias.
Os romanos criaram novos tipos de fechaduras e desenvolveram a ideia da fechadura egípcia, substituindo o ferro pela fechadura de madeira e muitas vezes pelo bronze da chave. As chaves não eram mais grandes demais para perder (ou levantar), na verdade, algumas chaves romanas eram pequenas o suficiente para serem usadas em um dedo.
As fechaduras romanas também foram uma melhoria no modelo egípcio. ‘Wards’ foram desenvolvidos – projeções dentro da fechadura que exigia um ‘bit’ correspondente na face da chave. Somente a chave com os slots corretos para as projeções passarem seria capaz de girar e atirar o parafuso.
Mas apenas em 1778, Robert Barron patenteou a fechadura de dupla ação. O tambor (ou alavanca) cai dentro de uma ranhura no parafuso, o que produzirá apenas se o copo for levantado da ranhura para a altura exata. Como sua descrição sugere, o “Barron Lock” tinha duas alavancas, cada uma das quais tinha que ser levantada a uma altura diferente antes que o ferrolho pudesse ser retirado.
O dispositivo de Barron foi desenvolvido ainda em 1818 por Jeremiah Chubb, que incorporou na fechadura uma mola que pegaria e seguraria qualquer alavanca que tivesse sido levantada muito alto por um seletor de trava. Isso não só adicionou um nível extra de segurança, como também mostrou quando a fechadura foi adulterada.
Fechadura multiponto Papaiz
Agora que já lhe apresentamos todo o contexto e a história da fechadura, vamos falar um pouco mais sobre o que está em alta nos dias de hoje. As portas estão cada vez mais modernas e os condomínios oferecendo cada vez mais segurança, mas ter um cuidado a mais ainda é importante para garantir sua tranquilidade.
Junto com as portas, as fechaduras e demais métodos para garantir uma segurança maior também evoluíram. É normal hoje em dia encontrar portas que apresentam fechaduras diferentes do mais básico e tradicional: as tetra-chaves e as fechaduras multiponto.
As fechaduras multiponto apresentam um sistema de tambor que garante alta durabilidade para o produto, além de promover uma facilidade para abertura e fechamento da porta, mesmo vindo com três chaves. É um diferencial, onde a chave multiponto possui diversas combinações em sua superfície para garantir a segurança.
A fechadura multiponto e sua chave geralmente apresentam codificação computadorizada anti-micha, o que faz ela ser contra violação, além de ser proveniente de materiais de alta resistência.
Mesmo com o preço mais elevado em relação às outras opções de chaves e fechaduras, saiba que a fechadura multiponto é uma garantia de segurança para você.